quinta-feira, 31 de março de 2011

A PROBLEMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM - ANDREIA

         A PROBLEMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM
                                                                                         
                                                    ANDRÉIA DA SILVA SOUSA ( 2011)

INTRODUÇÃO
           
           A problematização na metodologia de aprendizagem dá vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente, ou seja, acaba com o monopólio do professor tradicional, passando valorizar o que os alunos já sabem e/ou respeitando o que desejam aprender naquele momento. Nessa metodologia o professor trabalha a construção do saber, de forma a estimular, observar e mediar as situações de aprendizagem num processo significativo, direcionando a curiosidade dos alunos para construção do conhecimento.
        O desafio da Metodologia da Problematização na aprendizagem tem como principal foco trabalhar o conhecimento do educando, e também para aperfeiçoamento da investigação dos problemas propostos, pois, entre outros caminhos, ela permite o aprender e o fazer que são elementos essenciais  para educação, que leva o aluno a buscar o processo de investigação e pesquisa. .
          Nessa metodologia, o aluno, passa a ser provocado em sua aprendizagem com métodos que fazem com que se envolva na problematização e sinta a necessidade de ir em  busca do conhecimento. Pois tenta de qualquer forma solucionar o problema procurando sua verdadeira solução através da pesquisa. 
         A busca por respostas faz com que o educando sinta o desejo de pesquisar e investigar através da realidade vivida, permitindo ao mesmo a capacidade de aumentar a produção do seu conhecimento no qual se torna uma tarefa diária e extremamente necessária.
          A problematização como metodologia não tem apenas como finalidade a obtenção dos resultados, a solução do problema, mas também com o individuo, incluindo-o na sociedade como um todo. Como participa da sociedade, o aluno está sempre envolvido com problematizações, que faz com que trabalhe sua atuação, sua rapidez de raciocínio, sua autonomia ao tomar decisões.
        A educação problematizada tem como finalidade realizar métodos para fazer com que nasçam ideias a partir do problema, da proposição, do diálogo com a prática de perguntas questionadoras em busca de possíveis respostas que levem à aprendizagem.

A educação problematizada, de caráter autenticamente reflexivo, implica um constante ato de desvelamento  da realidade desafiadora. E quanto mais desafiados, mais   eles vão compreender o desafio da própria ação.
                                                         (Freire, 1975: 80)
                   
          De acordo com Paulo Freire o desafio da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas faz com que a criança seja desafiada a  compreender  o problema, além de trazer para o educando atividades que desenvolva  a  criatividade do estudante em saber investigar o problema, em relatos de pesquisa entre outros, os alunos são desafiados a pesquisarem  nas bibliotecas, e na rede informatizada.
             
       Um dos pontos principais na Metodologia da aprendizagem baseia-se em problemas que envolvam a proposição de questionamentos com situações retiradas do quotidiano, que são construídos com o intuito de provocar os alunos para que encontrem referenciais teóricos e práticos que permitam a discussão, a reflexão e a aprendizagem.

             A produção de conhecimento  dos alunos, trabalha a aprendizagem por meio de ações que provocam a reflexão e a discussão coletiva com os colegas e com o professor. Esse processo metodológico exige preparo tanto dos alunos quanto do professor para procurar a solução dos problemas. As discussões têm como foco a apresentação das pesquisas e das possíveis soluções encaminhadas pelos alunos.

 [...] o principio fundamental dos métodos ativos só se pode beneficiar     com a História das Ciências e assim pode ser expresso: compreender é                        inventar, ou reconstruir através da reinvenção, e será preciso curvar-se ante tais  necessidades se o que se pretende, para o futuro, é moldar    indivíduo capazes de produzir ou de criar, e não apenas de repetir.
                                                                                                   Piaget (1988, p. 17):
     
      
        Segundo Piaget, a metodologia ideal é aquela que possibilita que o sujeito se motive a buscar respostas as suas dúvidas, com um objetivo maior que é o de tornar a aprendizagem significativa.
            Os educadores que recorrem à problematização como metodologia da aprendizagem faz com que os alunos, sintam-se motivados a continuarem a aprender a aprender. Além de oportunizar ao educando aprender a questionar, ir em busca de conhecimento, pois ele é posto em movimento para a solução de problemas, isso faz com que tenha um posicionamento crítico.
            As características que envolvem essa metodologia propiciam desdobramentos na educação ou em qualquer área do conhecimento, acredita-se que os educadores possam trabalhar a aprendizagem dos educandos com essa metodologia, desencadeada por meio da problematização, do espírito de investigação e da formação para a pesquisa.
                    
                                
                         Os benefícios da metodologia de aprendizagem
            Trabalhar com problemas possibilita novas atividades e novas maneiras de obter informação e produzir conhecimento e, assim, aprender a aprender. Os procedimentos sugeridos para desenvolver a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas não acabam nem pretendem fazer com que guardem sua criatividade docente, mas servem como ações didáticas que podem ser trabalhadas nesse processo.
       A metodologia dos desafios trabalha com a construção de conhecimentos, a partir da problematização, do questionamento, da discussão, da apresentação de dúvidas e da troca de informações entre professores e alunos, que juntos vão a busca de uma aprendizagem, tanto o Educador como o educando são  sujeitos da educação, aprendem e ensinam. Segundo  Freire:
     
 ‘’ A educação constitui-se em um ato coletivo, solidário, uma troca de experiências, em que cada envolvido discute suas ideias e concepções. A dialogicidade  constitui-se no princípio fundamental da relação entre                         educador e educando.O que importa é que os professores e os alunos se  assumam epistemologicamente curiosos’’.
                                                       (FREIRE, 1998, p. 96).
    De acordo com Freire esse processo de ensino e de aprendizagem provoca a curiosidade que é um fator fundamental para que tanto o professor quanto o aluno possam buscar novas formas de transformar informações em conhecimentos.
              Os desafios apresentam uma descrição da situação, onde define o problema, os pontos-chaves onde estudam sobre o problema, os textos, as atividades, os recursos de pesquisa, diversas fontes de informação que são importantes para trabalhar a pesquisa, consultando e debatendo  com o professor.
           Em um ambiente escolar que se utiliza metodologias desafiadoras   o aluno,  juntamente com seus colegas, são desafiados a resolverem os desafios ou seja, as situações-problemas. E estes são um meio motivador de todo processo de aprendizagem,      

      Segundo Piaget (1977), um estímulo somente se torna significativo na medida em que há uma estrutura que permite uma construção de conhecimento  que, ao mesmo tempo, produza respostas à sua apresentação. Através dos desafios, são criados estímulos que conduzem o conhecimento do aluno sobre o real, que é uma condição necessária do processo de aprendizagem.
                Essa Metodologia deve proporcionar ao aluno situações de motivação, envolvimento a participação dos mesmos para o estudo e para a aprendizagem significativa. E o papel do professor na metodologia dos desafios é um dos importantes aspectos, pois o professor orienta e tira dúvidas com recursos que leva para sala.   Alicia Fernandes (2001) lembra que,

 para o professor ser realmente um mediador, é importante que a ajuda seja substituído por uma real preocupação com a formação do aluno. Pois a formação do aluno implica em torná-lo autor e personagem de seu destino, buscando estabelecer uma diferença significativa além de acabar com o tradicionalismo.
                                                                                          Alicia Fernandes (2001)

    Quando o professor provoca o aluno a pesquisar, ele tem mais facilidade de aprender, pois o mesmo aprende por conta das ações que ele mesmo constrói, interagindo com seu grupo, procurando outros meios de pesquisa. Portanto, os desafios propostos devem ser instigadores de uma situação real.

" Os teóricos do construtivismo constatam que o aluno é
sujeito de sua  própria aprendizagem, o que equivale a
dizer que ele atua de modo  inteligente em busca da
compreensão do mundo que o rodeia,   automaticamente
estão dando uma grande "dica" aos educadores, e
lançando também um grande desafio. É como se
dissessem:"sejam o  centro do processo de ensino; criem,
junto com os alunos, os seu próprios caminhos;
descubram alternativas pedagógicas em sala de
aula".
                                                                 (Rosa, 1997, p.41).

       
            Nesse sentido, Rosa (1997) nos mostra o papel do professor  mediador,  que a cada momento, em cada experiência, toma decisões pedagógicas  conscientes, capaz de  problematizar, questionar, ajudar a construir, orientar, descobrindo alternativas  em sala baseando em sua experiência. Não existem "receitas" na ação do professor quanto a aprendizagem do aluno, pois seu percurso é ir em direção ao conhecimento do aluno.
              Metodologia da Problematização provoca o aluno em sua capacidade do desenvolvimento e a construção de novos conhecimentos trazendo a realidade do aluno e suas possibilidades da real transformação de aprendizagem, ou seja, cada um é um sujeito capaz de ser crítico, e criativo.


 
                 


                  Método de estratégia da metodologia de aprendizagem      

     O método de estratégia através do qual os alunos são confrontados com problemas, oportuniza aos mesmos encontrarem soluções significativas, sendo também um método que ocorre muitas vezes em grupos. A Aprendizagem Baseada em Problemas permite desenvolver o pensamento crítico do aluno  fazendo com que tenha liberdade de defender  sua opinião.
      A educação problematizada trabalha a construção de conhecimentos  realizando a aprendizagem por descoberta. O professor quando trabalha com a problematização, provoca o raciocínio do aluno, procurando fazer com que aprenda a pesquisar para encontrar a solução do problema proposto.
O aluno chega a ‘’entente’’ o problema não somente Em suas manifestações empírica ou situacionais assim como também os princípios teóricos que o explicam. Essa etapa de teorização que compreende operações analíticas da inteligência é altamente enriquecida e permite o crescimento mental dos alunos. Como diz Piaget, eles passam pelo próprio esforço do domínio das ‘’operações concretas para as ‘’operações abstratas’ ’e isso lhes confere um poder de generalição e extrapolação considerável, eis, então, outra razão da superioridade da Pedagogia da Problematização sobre as de Transmissão e Conhecimento.    
                             Bordenave(1989,p.25)
.

            Desse modo, percebe-se que a aprendizagem, da criança surge com  prática e não só com teoria, pois com a prática o aluno sente  interesse em querer descobrir, investigar e buscar. Essa Metodologia apresenta um sentido pedagógico que propicia ao estudante interesse para provocar a construção do conhecimento.
        Para o professor poder provocar o aluno para que este sinta a necessidade de ir a busca de conhecimento é preciso que o mesmo proponha problemas para que os  alunos possam: identificar o problema, investigar, debater, interpretar , produzir possíveis justificações , soluções ou resoluções e até mesmo recomendações. Com isso os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver os problemas.
      Quando o aluno é desafiado a questionar, quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é permitido formular questões que lhe tenham significação, seus interesses, seus valores e condições pessoais, passam a ter um desenvolvimento fundamental para formular e resolver  problemas.       
         A Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas mostra para o professor que ele deve ter competência para orientar o conhecimento que os alunos precisam aprender. O professor na escolha de uma boa metodologia para ser trabalhada necessita de leitura e de pesquisa para que desenvolva em sua sala o interesse dos alunos. A escolha do tema leva a oferecer uma boa problematização.
       Na escola de Tempo Integral Paulo Freire de Porto Franco, os alunos são orientados a trabalharem seu conhecimento através de pesquisas, leituras, discursões, onde o professor trabalha com projetos, que fazem com que os mesmos sejam provocados a pesquisarem problemas propostos pelo educador, e através da pesquisa tem a liberdade de defender suas ideias e criar uma produção textual.   
           A problematização faz com que o professor elabore questionamentos  significativos sobre o conteúdo  proposto. A mesma  é colocada como provocação para estimular  os alunos na procura de soluções. Esse processo exige que o aluno aprenda a diferenciar, para escolher soluções para as problemáticas levantadas. Essa metodologia faz com que aluno, aprenda a investigar e aumentar seus conhecimentos suas compreensões propostas numa visão crítica e reflexiva.             



 CONCLUSÃO

          A problematização como metodologia de aprendizagem é de grande importância no desenvolvimento cognitivo do aluno, uma vez que permite  criar desafios para instigar o conhecimento do aluno, fazendo com que desenvolva suas habilidades através da  resolução de problemas.
                A Metodologia problematizada a apresenta um sentido pedagógico  significativo buscando propiciar aos estudantes a construção do conhecimento de forma reflexiva, visando trabalharem com desafios e situações problemas. Como nos diz Freire (2004), quanto mais se problematizam os educandos, como seres no  mundo e com o mundo, tanto mais se sentirão desafiados.
            Portanto, o trabalho com problematização faz com que os alunos sintam-se desafiados, e assim sejam provocados na construção do seu próprio conhecimento e a partir da problematização, eles aprendem  a questionar, a discutir, a ir em busca do conhecimento. Pois os desafios provocam, para que os alunos sintam-se motivados a também  buscar e propor soluções. O que nos reforça uma vez mais, que problematizar por meio de uma mediação adequada por parte do professor é instigar o aluno a ser construtor de história própria e tornar-se sujeito de sua própria aprendizagem.

                                 



                                         
                                            
                                               REFERÊNCIAS
 BORDENAVE, Juan Diaz. Alguns fatores pedagógicos.In: Ministério da saúde. Secretaria Geral. Secretaria de Modernização Administrativa e Recurso Humanos. Capacitação pedagógica para instrutores/supervisores da área da saúde.Brasília: o ministério, 1989.p.19-26.
FERNANDEZ, Alicia. O saber em jogo. A psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
Freire, Paulo. (1975) Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
PIAGET, Jean. O Desenvolvimento do Pensamento. Lisboa: Publicações Dom Quix
 PIAGET, J. Para Onde Vai a Educação? Rio de Janeiro: José Olympo, 9ª edição, 1988.ote,

ROSA, Sanny S. da. Construtivismo e mudança. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1997.






2 comentários:

  1. Gostei desse esforço, mostrando que a autora está correndo atrás do tema e buscando aprimorar sua aprendizagem e da dos alunos. Muito bom.
    Pedro Demo

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  2. Gostaria de saber se o Método de Poblematizaçao e igual o de Apredizagem Significativa.
    Estou em duvidas outra coisa meus educadores disseram q precisamos buscar os verbos vc poderia citar esses verbos pra achar o objetivo do problema.

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