terça-feira, 13 de dezembro de 2011


EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO NO SÉCULO XXI

A verdadeira aprendizagem acontece quando temos a certeza que ela será útil. E que nos tornará mais capacitados para atuarmos numa sociedade que exige: prontidão, habilidades e competência.
*Ruthel de Souza Miranda


         A história do ensino da leitura é bastante extensa. Por milênios educadores buscaram formas de ensinar a ler e a escrever. Inventaram cartilhas, métodos, livros didáticos, jogos educativos e assim por diante. Porém, por milênios educadores se defrontaram com o desafio de que todos os alunos aprendessem. Estamos no século XXI com um desafio considerável: tornar a leitura e a escrita um bem cultural de acesso a todas as crianças.
            Para Elvira (2009), “Alfabetizar, hoje, é tarefa mais complexa do que era há 40 anos, devido ao avanço tecnológico que resultou  na chamada era digital”. Nesse contexto, cabe a escola a responsabilidade de difundir informações no campo tecnológico envolvendo todos os responsáveis pela educação, desenvolvendo competências que abracem todas as dimensões do ser humano criando situações onde as crianças aprendam a: conhecer, conviver, fazer, e ser, ou melhor, aprendam a aprender.
            Sabemos que a caminhada ainda é muito longa e que para conseguirmos uma educação nessa totalidade, cabe ao país replanejar a educação de forma a conciliar o desenvolvimento das competências básicas tradicionalmente trabalhadas nos currículos escolares, com o desenvolvimento intencional das competências relacionais e pessoais. Enquanto não ocorre essa mudança por parte do governo a escola não pode cruzar os braços e achar que nada poderá ser feito, pois há muito que fazer, embora cientes de que a autonomia garantida as escolas brasileiras ainda deixam muito a desejar, é papel nosso promover momentos de aprendizagens onde os alunos se sintam interagidos com o dever de estudar e o prazer em aprender.
            Mas como promover tais momentos de estudos numa era digital onde as crianças já trazem de casa conhecimento tecnológicos e se deparam com professores totalmente alheios as novas tecnologias? O passo inicial é trabalhar os profissionais da educação para o uso dessas tecnologias aproveitando sempre o que há de melhor para a promoção da aprendizagem. Cremos que a gestão escolar pode garantir aos professores o acesso a esses momentos de troca de aprendizagens, podendo a mesma ser a ter mesmo entre alunos e professores, uma vez que eles são os mais interessados nessa busca de conhecimento novo. Feito essa troca de experiência cabe ao professor selecionar os recursos adequados e criar com eles a solução que a situação requer.
            A proposta pedagógica da ETI Paulo Freire foi elaborada criteriosamente a fim de garantir ao aluno a oportunidade de aprender através das novas tecnologias, uma vez que a nossa tarefa principal é fazer com que a aluno aprenda bem através da pesquisa, leitura e elaboração. Temos procurado oferecer aos alunos situações que possibilitam tal conhecimento, mesmo com o pouco que temos alcançamos bons resultados, pois cremos que podemos ir além dos limites, e isso é o que temos feito, rompemos barreiras e conquistamos aquilo que parecia ser impossível: aprender bem.  
            A equipe profissional da ETI Paulo Freire com o apoio das famílias vem desenvolvendo um trabalho preparatório nos nossos alunos, capacitando-os da melhor maneira possível, pois uma das inúmeras metas da nossa proposta é transformar crianças e adolescentes em jovens e adultos competentes e capazes de realizar suas próprias escolhas no mundo tão moderno e tão cheios de atrativos que podem oferecer perigo constante caso os cidadãos não tenham sido preparados para enfrentá-lo.  






REFERÊNCIAS




TEXTO - Educação e desenvolvimento humano no século 21- Gestão Nota10 e Instituto Ayrton Senna. Novembro de 2011


Elvira Souza Lima - Neurociência e Leitura, 2009



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